3 dicas para passar numa entrevista em inglês

Sabe aquela ansiedade que todos nós temos antes de uma entrevista de emprego? Agora imagine numa entrevista em inglês? Pode multiplicar a ansiedade por dois.

Entrevistas sempre são um pouco complicadas porque, num geral, são situações inesperadas. Você nunca tem certeza do que será perguntado, ou avaliado, mesmo que já tenha feita diversas entrevistas em português (ou até entrevistas em inglês). Antes tornar-se parte da Flipping It, já trabalhei no RH de empresas como Unilever e KPMG fora do Brasil, inclusive com os expatriados, então eu sei bem como te dar uma força aqui. Vamos lá passar nessa entrevista em inglês?

1. Saiba sobre o seu entrevistador.



Faça uma breve pesquisa sobre o seu entrevistador.

Se você está sendo entrevistado em inglês, provavelmente o entrevistador é um gringo, certo? Obviamente, haverão exceções. Mas elas são isso: exceções. Na maioria das vezes, é uma pessoa que não necessariamente compartilha da mesma cultura que você, e provavelmente não sabe, por exemplo, quem é a Xuxa Verde se você quiser fazer alguma piadinha. Mas eu tenho que me me comportar com um gringo de uma maneira diferente do que eu sou? Não necessariamente, mas seja cuidadoso. Lembre-se que o entrevistador provavelmente mora no Brasil há pouco tempo (se for presencial) e não tem a mesma experiência que você tem. Ele não assistiu os mesmos filmes quando era criança e não foi exposto a mesma cultura que você foi. Portanto, os “brasileirismos”, apesar de fofos, podem ser um tiro no pé simplesmente porque a pessoa do outro lado da mesa não entendeu.

Não tente traduzir as idiomas ou expressões fixas para inglês literalmente porque eles não fazem o mesmo sentido depois de ser traduzidos de português.

Leia também:  Como falar ao telefone em inglês

Melhor ainda, pesquise sobre o seu gringo. Normalmente, o RH fala o nome do entrevistador para os candidatos e, sabendo o nome dele ou dela, você pode pesquisá-lo no LinkedIn. Procure de onde ele é, que experiência tem na empresa, o que ele gosta, quais artigos ele lê, etc. Faça a sua lição de casa, é metade do sucesso. Não tem nada pior do que chegar na entrevista e o seu entrevistador falar “I’m Dutch”, e você sequer sabe que país é esse. É Netherlands, by the way. Danish – from Denmark. Welsh – from Wales. Swiss – from Switzerland.

2. Sobre as perguntas na entrevista.



Pesquise sobre as possíveis perguntas.

É possível assumir algumas perguntas que o seu entrevistador vai fazer porque todos as fazem. “Tell us about your experience / responsibilities / results at your previous job?”, “Where do you see yourself in X years?” Não tente decorar as falas para não soar robótico, ou, pior, dar um branco. Mas é possível se preparar para elas.

Eu não vou me cansar de repetir, faça a sua lição de casa. Pratique falar sobre o seu trabalho, inclusive, use umas expressões do nosso post de “Como falar sobre o seu trabalho em inglês”.

Por exemplo, “I’m in charge of talent management programmes and new people training and development. I work with two part-time interns and a range of recruitment agencies.”

Estou encarregado de programas de gerenciamento de talentos e treinamento e desenvolvimento de novos colaboradores. Eu trabalho com dois estagiários de meio período e uma gama de agências de recrutamento.

Procure umas palavras chaves da sua área de trabalho, da sua indústria e profissão. Pratique as sua respostas, mas evite clichês e respostas decoradas.

Leia também:  Expressões úteis para reuniões em inglês

3. É uma entrevista de trabalho, não prova de inglês.



É uma entrevista não uma aula, aproveite para praticar o que aprendeu.

Com certeza é importante usar as palavras e tempos verbais certos, mas isso não é mais importante do que passar a sua mensagem. Se você não se sente muito seguro em usar as estruturas complexas, não force. Use as frases curtas que transmitem a sua mensagem claramente. Fale devagar e veja se o entrevistador está seguindo as suas ideias.

Não hesite em pedir para repetir, principalmente os nomes. Não tem nada pior do que não entender a pronúncia do nome do seu entrevistador e chamar ele “senhor” logo em seguida.

Lembre que uma entrevista em inglês não é uma prova, porém é importante de saber the basics:

Quando for falar do seu trabalho atual, use Present Simple. Por exemplo:

I am responsible for new products development. I implement global strategies, coordinate marketing activities, analyze the market and competitors, etc.

Eu sou responsável pelo desenvolvimento de novos produtos. Eu implemento estratégias globais, coordeno atividades de marketing, analiso mercado e concorrentes, etc.

Quando for falar da sua experiencia anterior, use Past Simple / Past Continuous / Present Perfect. Por exemplo:

As a Sales manager I was responsible for improving sales competency among our staff. I was leading a team of 6 Sales Representatives. I have successfully implemented a new CRM system.

Como gerente de vendas, fui responsável por melhorar a competência em vendas entre nossa equipe. Eu estava liderando uma equipe de 6 representantes de vendas. Eu implementei com sucesso uma nova sistema de CRM.


Está inseguro em usar Past Simple ou Present Perfect na entrevista em inglês?

Entre em contato e aprenda a usar as estruturas gramaticais corretamente, se apresentar em inglês, falar sobre os seus projetos, lidar com conference calls e muito mais! Nos vemos em breve!

Leia também:  Por que é tão importante para a sua empresa que você tenha conhecimento em Inglês?

Boa sorte na sua entrevista!

Quem leu este texto, também leu...

Fica, vai ter bolo! E um ebook com...

5 dicas para criar um currículo em inglês!