6 dicas de como conciliar estudos e trabalho

Quem trabalha e estuda sabe que não é fácil conciliar todas as responsabilidades e dar conta de tudo perfeitamente bem, afinal ninguém é robô. E quando falamos de estudo, pode ser universidade, curso técnico, idiomas, etc. É complicado (e chato) sair de um dia cheio no trampo e depois encarar uma aula maçante, morrendo de cansaço e sono.

Mas, com jeitinho, dá para alinhar tudo sim. E como nós queremos lhe dar uma mão para ajudar você a passar por esse perrengue com classe e notas máximas, elencamos seis dicas ótimas para colocar em prática a partir de hoje. Olha só:



ANALISE SUA ROTINA


Primeiro o que vem primeiro. Pare um pouquinho e pense como é seu cotidiano, sua rotina, se dá para prever como são os seus dias. Tendo isso em mente fica bem mais fácil ver como o estudo pode se encaixar, sem deixar você cansado e sem tirar suas noites de sono – quem não dorme bem, não produz nada. Não se esqueça disso.



MONTE UM CRONOGRAMA ADAPTADO À SUA AGENDA


O cronograma é uma beleza. Nele você pode listar todas as tarefas do dia no trabalho e também lições, provas, trabalhos. Pode ser só uma lista simples, mas também pode determinar em quanto tempo você quer resolver determinado assunto. Para isso é possível marcar as horas e a sequência de ação, tornando o dia mais dinâmico e pré-preparado.

Não precisa escrever em uma agenda de papel (mas se quiser, pode, tá?). A tecnologia tá aí para ser seu braço direito e há uma infinidade de aplicativos que podem ajudar a colocar suas tarefas em ordem e com hora marcada. Se quiser também, escreva num cartaz e deixe em um local de boa visualização. Bem grande para evitar a procrastinação.

Leia também:  Como encontrar tempo para estudar inglês


ESTABELEÇA PRIORIDADES


Dentro do cronograma é possível estabelecer as prioridades do dia, o que precisa ser feito primeiro, o que tem urgência, e o que está atrasado. Depois de resolvidas essas pendências, é só passar para as próximas ações, sempre seguindo essa linha.



FUJA DA PROCRASTINAÇÃO


Já citamos ali em cima. A procrastinação mina qualquer trabalho e todo estudo. Essa história de ficar empurrando tudo com a barriga e deixar para a última hora não dá certo. Mas não dá certo mesmo. Só deixa você mais cansado, irritado e desesperado por conta da pressão.

Por isso o cronograma é tão importante e a determinação das prioridades também. Com a sua listinha do que fazer hoje, com a hora certa de cada coisa, cria-se um hábito de trabalho e estudo, o que espanta essa vontade de “ah, depois eu faço”. Ter disciplina é o segredo do sucesso.



NÃO SE ESQUEÇA DE VOCÊ


Uma dica importante: sempre reserve um tempo para você. Vá para um spa, faça caminhadas, jogue bola, games, brinque com o gato, dê match no Tinder, assista séries ou fique deitado olhando pro teto. Seja o que for, tire um momento para fazer algo que goste e que te tire um pouco dessa rotina estressante. Trabalho e estudo são importantes, mas não devem ocupar 100% do seu tempo. Dedique-se a você!



GRUPOS DE ESTUDOS AJUDAM PRA CARAMBA


Essa dica vale para quem gosta de estudar em conjunto. Se você prefere estudar sozinho, tente uma vez um grupo de estudos. Se não funcionar, tá tudo bem.

Mas o legal dos grupos de estudos é a possibilidade de maior fixação do conteúdo, porque com outras pessoas você pode discutir, montar mapas mentais, dividir dicas e macetes.

Leia também:  3 ferramentas gratuitas para uma boa reunião online (ou aula online!)

Para quem estuda inglês, por exemplo, ou qualquer outro idioma, os grupos ajudam a melhorar a conversação.

Mas também existe outro método semelhante que muitas empresas já estão investindo: é a metodologia in company, que oferece aulas de inglês dentro da empresa e otimiza o tempo dos funcionários, porque não é necessário enfrentar trânsito para se deslocar até uma escola. E o melhor: o inglês é adaptado de acordo com o nível e a preferência de quem vai estudar.

Quer saber mais? Fique de olho no nosso blog e leia mais conteúdos com dicas e novidades!

Quem leu este texto, também leu...

Curtiu? Compartilhe!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Deixe seu comentário!

Fica, vai ter bolo! E um ebook com...

5 dicas para criar um currículo em inglês!