Como escolher a melhor metodologia de estudo para você?

Escrever, fazer exercícios e depois revisar. Essa é a maneira mais comum de estudar inglês. Mas será mesmo que você está aprendendo real assim? Tá assimilando bem o idioma e tá quase um nativo? Ou será que você vê o conteúdo e depois do baile do fim de semana não lembra mais nada?

Então talvez você precise de uma metodologia de estudo. A internet tá cheia de dicas, afirmações, técnicas que dá uma embolada legal no cérebro da gente. Não se assuste. Pensando direitinho dá pra escolher um método da hora, que vai te ajudar a aprender ainda mais e reter as informações (passe o bailão que for).

E para escolher uma metodologia de estudos dentre tantas, nós te daremos alguns conselhos. Vê aí!



OBSERVE SEU TEMPO DISPONÍVEL PARA ESTUDAR


Algumas metodologias de estudo determinam um tempo exato para você se dedicar, dividindo os assuntos em etapas a cada 25 minutos, 50 minutos, ou ainda especificando mais de duas horas em um mesmo tema.

Entretanto, é importante lembrar: quanto tempo você tem disponível por dia para estudar? “Só tenho uma hora”. Então não rola, né beleza?

Tente sempre escolher uma maneira de estudar que se encaixe na sua agenda, sem que você fique ainda mais atarefado (e estressado).

Com pouco tempo de estudo, é mais viável você mesmo criar um método que seja adaptável à sua rotina. Se for só uma hora, defina temas por dia, por exemplo. Ou então faça um cronograma e só pule para o próximo assunto quando terminar o anterior.

São N maneiras de adequar sua forma de estudar ao seu horário, otimizando o seu tempo e distribuindo todo o conteúdo de forma que você passe por todos, sem exceção.

Leia também:  Um segredo sobre inglês fluente que você precisa saber


DÊ PREFERÊNCIA A UM MÉTODO QUE TRABALHE SUAS MAIORES DIFICULDADES


Existem métodos de estudo que focam mais no listening. Outros na escrita ou leitura. Pare e pense no que você tem mais dificuldade para aprender e assimilar e opte por uma técnica que trabalhe isso.

Obviamente que você não vai deixar de estudar os outros assuntos, mas vai focar naquilo que te dá mais trabalho e, consequentemente, atrasa seu lado com os outros temas.



TESTE ANTES DE PROSSEGUIR


Encontrou um monte de técnicas que parecem maravilhosas e vai te fazer falar inglês em cinco dias? Calma lá! Não é bem assim.

Se está em dúvidas sobre qual método seguir, faça um teste rápido com cada um deles e veja qual deu os melhores resultados.

Um bom método, que vai te trazer benefícios rapidamente e de forma concreta, deve ser bem definido, com passo a passo exato, e que seja simples, sem muitas exigências e técnicas absurdas.



DEPOIS DE TESTAR, ESCOLHA UM MÉTODO E SIGA APENAS ESTE


Testou e achou uma técnica que cabe nos seus estudos? Excelente. Foque só nela agora. Isso porque não tem coisa pior do que querer abraçar tudo e utilizar um monte de metodologia diferente, achando que assim vai aprender mais rápido (a menos que você tenha um Q.I. bem doido de alto).

Se é um método de estudos que te trouxe um retorno satisfatório em um tempo curto, não tem nem porquê trocar né! Prossiga no seu caminho e em pouco você vai falar lindamente e sem gaguejar.

Quer saber mais? No nosso blog você conhece os melhores métodos e técnicas de estudo para turbinar o seu inglês. Acesse agora!

Leia também:  Saiba 4 técnicas e métodos de estudo para te ajudar na sua rotina

Quem leu este texto, também leu...

Curtiu? Compartilhe!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Deixe seu comentário!

Fica, vai ter bolo! E um ebook com...

5 dicas para criar um currículo em inglês!