Como montar um cronograma de estudos para manter o foco durante a quarentena

Em época de quarentena, o que não faltam são distrações na hora de continuar com tudo com as aulas de inglês, não é mesmo? Sendo assim, é exatamente por esse motivo que montar um cronograma de estudos é fundamental para conseguir manter o foco mesmo nesse período mais complicado.

Mas, então, qual é a melhor maneira para montar um cronograma de estudos? Será que é complicado fazer isso? Para adiantar, é importante deixar claro que esse processo não é nada difícil e pode te ajudar muito a continuar os seus estudos da melhor forma possível.

Pensando nisso, portanto, siga este conteúdo até o final pra entender como criar esse cronograma de estudos e, assim, não acabar atrasando o aprendizado dessa língua tão importante nos dias de hoje!



Analise a sua rotina


Antes de qualquer coisa, você precisa parar um pouco e analisar a sua rotina atualmente. Está trabalhando normalmente, mas em casa, ou o seu trabalho acabou sendo interrompido durante esse período? Essa resposta faz toda a diferença na hora de montar seu cronograma de estudos.

Afinal, se ainda estiver trabalhando, será necessário encontrar um tempo dentro da sua rotina para continuar com as aulas de inglês. Apesar de ser um pouco mais difícil, fique sabendo que não é impossível, muito pelo contrário.

Por outro lado, se por enquanto, você está parado, ficará um pouco mais fácil de encaixar os estudos no seu dia a dia.

Portanto, como primeiro passo, crie uma agenda e coloque lá todos os seus compromissos diários e, depois, analise em que momento as aulas de inglês podem entrar.

Dica: a agenda do google (isso, a que você nunca abre) tem uma função “objetivo” que mais ou menos faz isso automaticamente pra você, pelo celular apenas: abra seu calendário > clica no “+” > Opção “Goal” (ou objetivo se seu celular estiver em português) > segue as perguntas. São N opções, e dentro de “desenvolver uma habilidade”, há “aprender uma língua”, e especificamente inglês 🥳

Leia também:  O que considerar na hora de escolher um curso de inglês in-company?


Defina um local para os estudos


Além de definir o melhor horário para as aulas durante a quarentena, você deve também separar um local da sua casa para isso. Esse é outro processo da montagem do cronograma de estudos.

Tem alguma escrivaninha, ou até mesmo um cômodo destinado ao escritório? Então, com certeza esse é o melhor local.

Caso contrário, opte pela mesa da cozinha, não há nenhum problema em fazer isso. O importante é não ficar deitado na cama ou no sofá, por exemplo, o que pode acabar atrapalhando a sua aprendizagem e produtividade em relação aos estudos.

Não se esqueça, também, de optar por um ambiente bem iluminado, certo?



Monte o cronograma


Para finalizar, então, chegou a hora de montar de fato o seu cronograma de estudos, a principal parte de todo o procedimento. A boa notícia é que, com horários e o lugar já definidos, essa se torna uma tarefa muito mais simples.

Nesse momento, portanto, você precisa organizar o que pretende aprender em cada dia e quanto tempo irá destinar para ficar focado no aprendizado do inglês. Criar uma planilha com esses dados, por exemplo, auxilia bastante na organização.

Alunos da Flipping, atenção: todas as flippeds (as atividades da plataforma) são organizadas em números. Coloque tranquilamente na sua agenda assim: “dia 1: atividades 1 e 2. Dia 2: atividades 3 e 4”. E por aí vai.

Independentemente da sua escolha, o importante é não deixar nenhuma informação de fora do seu cronograma de estudos!

Caso precise de alguma ajuda com isso, não deixe de ler outros conteúdos que já publicamos e aprenda, de uma vez por todas, qual é a melhor maneira de aumentar os seus conhecimentos em inglês, mesmo estando de quarentena.

Leia também:  3 ferramentas gratuitas para uma boa reunião online (ou aula online!)

Quem leu este texto, também leu...

Aprenda Mais
Lidiane Aires

Como fiz para aprender inglês?

Vira e mexe, um ou outro aluno me pergunta: “teacher, como você aprendeu inglês?”. Assim. No pretérito perfeito. APRENDEU. Mal sabem eles que, na verdade,

Leia mais »

Curtiu? Compartilhe!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Deixe seu comentário!

Fica, vai ter bolo! E um ebook com...

5 dicas para criar um currículo em inglês!