10 palavras em inglês para destacar o seu currículo.

Em média, um trabalhador troca 12 vezes de emprego durante sua vida. Na maioria das vezes, o primeiro contato que você tem com a empresa é no momento em que o RH abre o seu currículo. De acordo com estudos, você tem 6 segundos para convencer e encantar quem está lendo. Já sabemos que é difícil, mas agora imagine em inglês!

Mesmo que se siga a estrutura do currículo (informações de contato, resumo, habilidades, experiência e formação acadêmica), o que mais deve ser escrito? Quais palavras escolher para que o RH pense “Nossa, é exatamente o que eu estou procurando”?

Listamos abaixo 10 palavras em inglês para fazer o seu currículo e, assim, encantar o empregador:


Achieve [alcançar] mostra que você teve sucesso em um projeto / trabalho anterior (e que provavelmente irá conseguir resultados comparativos em uma nova empresa).

E.g.: “In collaboration with the Customer Service team, we’ve achieved 80% of client retention.”

Improve [melhorar] mostra que você fez algum tipo de diferença positiva em uma empresa anterior. Se possível, explique como você fez a melhoria, como você conseguiu isso.

E.g.: “Improved efficiency of administrative office by optimising office supply procedures.”

Train/Mentor [treinar/orientar] é particularmente eficiente ao se inscrever para cargos que necessitam de gerenciamento, liderança, ensinamentos ou aconselhamentos. Se possível, informe o número de pessoas que você já treinou.

E.g.: “Trained staff of 6 interns to use Internal Client Database and generate reports from it.”

Manage [gerir/administrar] é uma palavra particularmente importante para incluir em um currículo se tiver um cargo de liderança. Isso mostra sua capacidade de liderar os outros.

E.g.: “Managed a team of 5 subordinates hired and trained from scratch.”

Resolve [resolver] – Não estamos todos procurando por pessoas que venham e resolvam os problemas? Para o empregador, não é diferente. As pessoas querem contratar candidatos que possam identificar e resolver problemas.

E.g.: “Successfully resolved a year long conflict with a legal provider by negotiating new conditions.”

Volunteer [se oferecer] demonstra seu trabalho em equipe, vontade de tomar iniciativa e ajudar em um projeto ou tarefa, mesmo que você não seja obrigado a fazê-lo. Proatividade.

E.g.: “Volunteered to head a Special Events Committee and helped selecting an optimal provider for organising Annual Corporate Retreat.”

Increase/Decrease [aumentar/diminuir] Seja para economizar dinheiro, trazer novos clientes ou gerar fluxo de caixa, são ótimas palavras para demonstrar como a empresa pode se beneficiar em ter você na equipe e de quais números estamos falando.

E.g.: “Decreased number of customer complaints by 15% by introducing a new CRM software.”

Launch [lançar] demonstra que você é capaz de completar um projeto com sucesso.

E.g.: “Together with a marketing team successfully launched a new personal care product.”

Revenue/Profits [rendimento/lucro] são outras palavras chaves para demonstrar como você agregou valor à empresa anterior em que trabalhou. Usando números e estas palavras irá mostrar ao analista de RH que você tem um histórico comprovado para alcançar o sucesso financeiro.

E.g.: “Increased company’s net profit by 7% within 12 months by implementing tax optimisation strategies.”

Under Budget [abaixo do orçamento] – Atingir os mesmos resultados e gastar menos dinheiro, não é o sonho de qualquer empresário? Sendo assim, demonstre que, além de ajudar a empresa a ganhar dinheiro, você também sabe economizá-lo.

E.g.: “Organized annual agents conference within tight deadline and under budget by 25.000 reais.”


Certamente, somente as palavras não vão fazer milagre, porém, a união delas com uma boa organização são a chave para você chamar a atenção para o seu currículo em inglês. Sendo assim, use essas palavras para destacar o seu currículo deixando-o mais atraente e assim conseguir uma entrevista!

Leia também:  Como falar ao telefone em inglês

Se a entrevista for em inglês, que tal dar uma olhada neste artigo que fizemos para te ajudar a perder a trava no inglês.

Boa sorte na sua próxima entrevista!

E ai, curtiu?

Agora é só arrebentar nas entrevistar e evoluir cada vez mais o inglês.

A Flipping It te ajuda com isso. Entre em contato conosco!


Quem leu este texto, também leu...

Fica, vai ter bolo! E um ebook com...

5 dicas para criar um currículo em inglês!