Saiba 4 técnicas e métodos de estudo para te ajudar na sua rotina

Tem gente que tem uma facilidade absurda para aprender inglês, mas, por outro lado, tem gente que sofre e custa a assimilar o idioma. Qualquer que seja o seu caso, existem alguns métodos e técnicas que podem tornar os seus estudos mais fáceis, práticos e até divertidos.

Quando você busca um meio frequente para aprimorar seu aprendizado, com o tempo vai se criar um hábito de estudos, que é justamente o que faz a diferença no inglês – se acostumar com o idioma e torná-lo corriqueiro no seu dia a dia.

Mas olha só: se a sua ideia é optar por um método diferenciado de estudos, tem que ter disciplina, tá? Se você não é autodidata, jamais abandone suas aulas normais. Apenas atribua às suas horas de estudo uma técnica que te ajude a facilitar a assimilação.

E como somos bonzinhos, listamos quatro dicas de técnicas e métodos de estudo para dar norte a sua vida de estudante de inglês.



TÉCNICAS BÁSICAS


Se você é do tipo que compreende fácil e consegue absorver tudo rapidamente, as técnicas básicas são ótimas.

E quando dizemos técnicas básicas, estamos falando do trivial, como a música. É a união do útil e do agradável (que pode ser um pouco desagradável quando você descobrir que aquela música que toca o seu coração tem um letra total nonsense).

Ouvir música, acompanhar a letra, cantar junto e depois traduzir é um método infalível para aprender inglês e te auxiliar nos seus estudos.

Outra forma de aprimorar o listening é escutar podcasts e rádios gringas, assim como assistir séries e filmes sem legenda. Mesmo que você não entenda nada, vai acostumando seus ouvidos com o idioma. Faz diferença!

Para treinar o reading, jornais, revistas e sites em inglês. Aproveite e faça palavras cruzadas. Vai te estimular a pesquisar e, claro, aprender de uma forma bastante sutil. Aliás, palavras cruzadas são ótimas para melhorar sua escrita em inglês.

Leia também:  5 formas fáceis de melhorar o listening hoje mesmo

O negócio é estar sempre em contato com o idioma, transformando-o em sua segunda língua de verdade, como se você fosse o bichão mesmo, o sabe-tudo.



MÉTODO POMODORO


Esse é um método que alia aprendizado com gerenciamento de tempo. É muito utilizado para aprender inglês e qualquer outro assunto que desejar.

O Pomodoro consiste em estudar por 25 minutos sem parar e depois de completo o tempo, descansar 5 minutos. Só tá liberado ver a mensagem do contatinho depois dos 25 minutos, viu? Nada de trapacear!

Depois de completar quatro etapas de 25 minutos, serão 100 minutos de estudo no total e 15 de descanso. Deu pra estudar bastante sem cansar e sem perder o foco, não é?

Quanto ao conteúdo, fica a seu critério. É mais fácil focar em um ou dois assuntos, como gramática e writing, por exemplo, ou listening e speaking. Mas faça da forma que for mais tranquila para você.



MÉTODO ROBINSON


Também conhecido como método EPL2R, essa técnica determina cinco pontos, que são o explorar, o perguntar, o ler, o rememorar e o repassar.

Primeiro você explora o conteúdo, dá uma lida. Com certeza ficará cheio de dúvidas. Então, você passa para as perguntas, levantando essas questões que precisam ser respondidas. Daí vem a leitura das perguntas já pensando nas respostas.

Após todas as perguntas respondidas, é necessário ler mais uma vez para conseguir assimilar melhor o tema – perceba que essa leitura será mais natural e menos difícil. Essa é a etapa de rememorar.

Após a leitura, é hora de repassar o conteúdo, o que você pode fazer sozinho, lendo em voz alta, ou em um grupo de amigos. Se quiser, leia para sua mãe, pro seu doguinho, seu gato. O que vale é você falar.

Leia também:  Como fiz para aprender inglês?

É uma técnica que trabalha mais o reading, mas também ajuda bastante no writing e no speaking.



MAPAS MENTAIS E FLASHCARDS


Os mapas mentais são excelentes para criar uma visualização simples de um conteúdo. E é bem fácil de fazer. Pegue uma cartolina ou uma folha qualquer e faça desenhos, escreva expressões ou palavras e coloque suas traduções em inglês. Tudo muito colorido, usando setas, balões e grifos.

Os flashcards também são uma maneira bem didática de aprender. Essa técnica utiliza cartões coloridos que servem como um jogo da memória. Em um lado do cartão você escreve uma palavra ou expressão em inglês e do outro, sua tradução. Depois de feitos todos os cartões, olhe o que está escrito em inglês e tente traduzir para o português sem olhar a resposta. Acertou? Então você tem facilidade com esse tema. Errou? Estude mais.

Se você não quiser fazer manualmente os cartões, tem apps que podem te ajudar e contam com um sistema bem bacana, utilizando o esquema de repetição espaçada (ele vai separando o que você tem mais dificuldade e te fará estudar mais depois de um determinado tempo).

Como já citamos, esses são métodos para auxílio dos estudos. Converse com seu professor, discuta todas essas opções e veja o que melhor cabe na sua rotina.

Depois de escolher o método que melhor se encaixa na sua maneira de aprender, lembre-se sempre de manter a organização dos seus estudos e do seu tempo, para evitar o acúmulo de matéria.

Fique de olho no nosso blog para acessar mais dicas e notícias. Se preferir, se cadastre no site e receba sempre informações fresquinhas para te ajudar no seu inglês!

Leia também:  O que considerar na hora de escolher um curso de inglês in-company?

Quem leu este texto, também leu...

Curtiu? Compartilhe!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Deixe seu comentário!

Gostou e quer melhorar seu inglês?

Deixei seu contato e nossos especialistas em ensino de inglês falarão com você para esclarecer qualquer dúvida, verificar disponibilidade de horários, conversar sobre valores e entender tudo sobre as suas necessidades.

Quer falar inglês, @?

Deixe seu contato que a gente conversa com você!